Estamos
nisso juntos

A saúde mental é importante em todas as fases da vida, desde a infância e a adolescência até a idade adulta e velhice. E, ao longo de sua vida, se você tiver problemas de saúde mental, seu pensamento, humor e comportamento poderão ser afetados.
A probabilidade existe:

segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde,

1 em cada 4 pessoas,

hoje têm problemas quanto à sua saúde mental.

Muitos fatores contribuem para problemas de saúde mental, sendo os principais:

Pega leve no
escritório também

Existem muitos fatores de risco para a saúde mental - e grande parte, hoje em dia, está relacionada às interações profissionais e o ambiente de trabalho como um todo.

Por exemplo: uma pessoa pode ter as habilidades necessárias para suas tarefas, mas poucos recursos para fazer o que é necessário; ou existem no escritório, práticas gerenciais que não são favoráveis. E isso pode, sim, desencadear processos de estresse, ansiedade, depressão.

Mas algumas mudanças podem fazer a diferença no seu ritmo como profissional:

• seja eficiente, mas esteja em sintonia com seus limites
• tire alguns minutos para relaxar a mente ao longo do dia e inclua o autocuidado na rotina (mas não como uma tarefa a mais na sua agenda)
• não seja tão exigente e diga menos “eu deveria estar fazendo” pra você mesmo
• tenha autocompaixão quando as coisas não saírem como planejado
• reflita sobre que tipo de sucesso você deseja - e lembre que nem sempre o aspecto financeiro ou um determinado cargo são as únicas recompensas.

Líderes têm um papel bastante importante

Se o assunto é saúde mental no escritório, é preciso lembrar dos líderes de equipe.
Eles podem ser protagonistas dessa luta ao criar boas metodologias de trabalho e levantar a bandeira do bem-estar junto aos diretores da empresa.

Criando aquele ambiente de trabalho saudável!

São ao menos 8 horas por dia que a maioria de nós passa trabalhando - daí a necessidade de implantar um modelo de escritório que privilegie a saúde mental.

Como fazer isso:

• Observar e abordar problemas de saúde mental, independentemente da causa
• Criar fontes de apoio onde as pessoas podem encontrar ajuda
• Desenvolver aspectos positivos do trabalho e os pontos fortes dos funcionários
• Criar uma consciência de adaptar as tarefas para diferentes funcionários
• Não “copiar” o que outras empresas fizeram - cada setor ou empresa tem suas necessidades

Amil

A Amil está contigo
em todos os momentos

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Por isso, a Amil possui uma extensa rede credenciada que também contempla psicólogos e psiquiatras qualificados para garantir a saúde do paciente.

Baixe o aplicativo Amil Clientes e confira
as opções disponíveis na sua região.

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Todo tratamento é um processo - e nós pensamos nisso também

A Amil instituiu, desde setembro de 2018, uma estratégia de suporte em saúde mental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com transtornos mentais e ajudar no reforço dos vínculos familiares.

Uma equipe de profissionais composta por psiquiatra, psicólogo e assistente social, com o apoio de um médico de família, acompanha o paciente de forma integral. O objetivo é proporcionar o cuidado certo - tratando o paciente para que ele não tenha que se afastar do convívio com a família e amigos, grupos que têm papel fundamental no processo.

Esse grupo acolhe pessoas com transtornos mentais severos e atua junto com a equipe de coordenação do cuidado nas unidades Amil Espaço Saúde. Em conjunto com profissionais da especialidade, é feito um plano terapêutico personalizado - com o objetivo de garantir um tratamento efetivo, apropriado e correto, com atenção às necessidades e ao bem-estar geral.

Quiz identificação

Ter hábitos saudáveis é especialmente importante para garantir dias mais tranquilos - e, assim, ajudar na prevenção de doenças.
Mas será que você conhece quais cuidados fazem a diferença?

Faça o quiz e descubra!

1 Quantos minutos por semana devem ser dedicados à atividade física?

Resposta: 150 minutos de exercício leve ou moderado é o suficiente para uma pessoa adulta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por dia, isso custa somente cerca de 20 minutos da rotina.

2 Quanto tempo de leitura diário é indicado para diminuir o estresse?

Resposta: Uma pesquisa inglesa realizada pela Universidade Sussex, no Reino Unido, revelou que ler por 6 minutos é o suficiente para distrair a mente dos problemas, diminuir a frequência cardíaca e relaxar os músculos.

3 Qual ritual noturno auxilia a qualidade do sono?

Resposta: Segundo o Ministério da Saúde, o ideal é manter o quarto com pouca ou nenhuma luz antes e durante o sono, evitando até mesmo as telinhas 30 minutos antes de dormir. Além disso, o ideal é não fazer nenhuma refeição até duas horas antes de deitar. .

4 A cada quanto tempo é indicado levantar para uma caminhada?

Resposta: Um estudo americano feito pela Universidade de Utah indicou que a cada uma hora é preciso fazer pelo menos cinco minutos de caminhada. Além de evitar problemas de circulação, esse hábito ajuda a relaxar a mente para outras atividades.

5 Quantas xícaras de café um adulto pode consumir por dia?

Resposta: Estudo realizado pela Mayo Clinic aconselha o limite de 4 xícaras de café por dia, o que equivale a aproximadamente 400mg de cafeína. Mais do que isso, efeitos colaterais como irritabilidade, nervosismo e inquietação podem surgir.

Agora que você já conhece alguns hábitos saudáveis, que tal colocá-los em prática hoje mesmo?

Cada um de nós é diferente

Pegue leve com você, porque a vida pede calma

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